quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

TREINANDO ASSERTIVIDADE






Assertividade é sinônimo de habilidade social, onde o indivíduo defende seus direitos pessoais, expressa pensamentos, sentimentos e crenças de forma honesta, direta e apropriada, sem violar os direitos da outra pessoa.
O comportamento assertivo proporciona aos indivíduos uma melhor qualidade de vida, relações pessoais mais gratificantes, maior realização pessoal e sucesso profissional.
Tipos de Comportamento:
INASSERTIVO (passivo)
·         Desconsidera os próprios desejos em detrimento dos desejos do outro. Está sempre fazendo o que os outros querem.
·         Apresenta falha na manifestação da expressão dos próprios desejos, expectativas e sentimentos, não conseguindo expressá-los.
·         Tem medo de magoar e afastar as pessoas que gosta.
AGRESSIVO
·         Desconsidera os desejos do outro, tentando alcançar os próprios desejos a qualquer custo.
·         É socialmente inapropriado e normalmente é inflexível e rude no trato com os outros.
ASSERTIVO
·         Reflete uma consideração pelos desejos da outra pessoa e pelos próprios desejos, com uma posição conciliatória, que beneficia ambas as partes.
·         É socialmente apropriado.
·         Para ser assertivo é preciso usar a empatia (se colocar no lugar do outro), saber ouvir e verbalizar sensivelmente.
Qual é o seu comportamento?
Avalie-se e procure ser assertivo, isso requer treino. Diante de acontecimentos do dia-a-dia, antes de tomar uma atitude, pare e reflita… Descubra a melhor maneira de agir, sempre procurando colocar-se no lugar do outro. Assim, sua forma de agir e verbalizar passará a ser mais adequada consigo mesmo e com o mundo ao seu redor. Perceba que ao mudar seu comportamento, as pessoas com quem se relaciona também o farão. Isso proporcionará relações muito mais saudáveis e prazerosas.
Reflita:

Tenha em conta que a única atitude sustentável a longo prazo é a assertiva… as outras duas estão fadadas ao comprometimento da relação, visto serem situações em que, mais cedo ou mais tarde, uma das partes (o eu ou o outro) não aguentam mais.

EMOÇÕES

A FUNÇÃO DAS EMOÇÕES



Por que temos emoções?
  • As emoções nos dão informações importantes.
  • As emoções comunicam coisas aos outros.
  • As emoções nos organizam e nos preparam para a ação (em geral rapidamente).
  • As emoções aprofundam nossas experiências de vida.

Analogia do fogão quente: Para responder eficientemente ao fogão quente, você precisa:
  • Ter consciência de que está sentindo dor.
  • Ter consciência do tipo de dor que está sentindo.
  • Ter consciência de que é o fogão que está causando dor.
  • Estar pronto para agir.

Emoções “claras” e “turvas” (por que pode ser difícil saber o que as emoções estão nos dizendo):
  • As emoções podem ser claras (vinculadas em intensidade e tipo de um evento) ou turvas.
  • Como as emoções se tornam turvas?
o   Quando não estamos cuidando de nós mesmos (p.ex., excessivamente cansados, tempo insuficiente para relaxar, maus hábitos alimentares).
o   Quando são reações a eventos futuros imaginados (e não eventos atuais reais).
o   Quando as nossas reações a  um evento atual se somam a reações “residuais”:
·         Eventos recentes sem relação (p.ex., uma briga com uma amiga turva minha reação emocional ao ataque de raiva da minha filha aquela noite).
·         Eventos relacionados (p.ex., minha resposta emocional ao meu chefe, que está me dando um feedback crítico, é turvada pelas minhas experiências com pais excessivamente críticos).
o   Quando temos reações as nossas respostas emocionais iniciais:
·         Temos reações emocionais as nossas emoções.
·         Achamos que ter emoções é algo ruim ou problemático
·         Tentamos mudar o que estamos sentindo ou impedir que uma emoção aconteça.
o   Quando nos sentimos definidos por nossas emoções:
·         Quando é difícil ver as emoções como respostas humanas naturais que vêm e vão.
·         Quando começamos a nos sentir emaranhados e atolados nas nossas emoções.

Algumas emoções somente precisam serem sentidas...