segunda-feira, 27 de maio de 2013

TDAH - TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE


O que é o TDAH?
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.
Quais são os sintomas de TDAH?
O TDAH se caracteriza por uma combinação de dois tipos de sintomas:
1) Desatenção
2) Hiperatividade-impulsividade
O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como "avoadas", "vivendo no mundo da lua" e geralmente "estabanadas" e com "bicho carpinteiro" ou “ligados por um motor” (isto é, não param quietas por muito tempo). Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.
Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos). São inquietos (parece que só relaxam dormindo), vivem mudando de uma coisa para outra e também são impulsivos ("colocam os carros na frente dos bois"). Eles têm dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e quanto isto afeta os demais à sua volta. São freqüentemente considerados “egoístas”. Eles têm uma grande freqüência de outros problemas associados, tais como o uso de drogas e álcool, ansiedade e depressão.

Quais são as causas do TDAH?
Já existem inúmeros estudos em todo o mundo - inclusive no Brasil - demonstrando que a prevalência do TDAH é semelhante em diferentes regiões, o que indica que o transtorno não é secundário a fatores culturais (as práticas de determinada sociedade, etc.), o modo como os pais educam os filhos ou resultado de conflitos psicológicos.
Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro. A região frontal orbital é uma das mais desenvolvidas no ser humano em comparação com outras espécies animais e é responsável pela inibição do comportamento (isto é, controlar ou inibir comportamentos inadequados), pela capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento.
O que parece estar alterado nesta região cerebral é o funcionamento de um sistema de substâncias químicas chamadas neurotransmissores (principalmente dopamina e noradrenalina), que passam informação entre as células nervosas (neurônios).
Existem causas que foram investigadas para estas alterações nos neurotransmissores da região frontal e suas conexões.

A) Hereditariedade:
Os genes parecem ser responsáveis não pelo transtorno em si, mas por uma predisposição ao TDAH. A participação de genes foi suspeitada, inicialmente, a partir de observações de que nas famílias de portadores de TDAH a presença de parentes também afetados com TDAH era mais freqüente do que nas famílias que não tinham crianças com TDAH. A prevalência da doença entre os parentes das crianças afetadas é cerca de 2 a 10 vezes mais do que na população em geral (isto é chamado de recorrência familial).
Porém, como em qualquer transtorno do comportamento, a maior ocorrência dentro da família pode ser devido a influências ambientais, como se a criança aprendesse a se comportar de um modo "desatento" ou "hiperativo" simplesmente por ver seus pais se comportando desta maneira, o que excluiria o papel de genes. Foi preciso, então, comprovar que a recorrência familial era de fato devida a uma predisposição genética, e não somente ao ambiente. Outros tipos de estudos genéticos foram fundamentais para se ter certeza da participação de genes: os estudos com gêmeos e com adotados. Nos estudos com adotados comparam-se pais biológicos e pais adotivos de crianças afetadas, verificando se há diferença na presença do TDAH entre os dois grupos de pais. Eles mostraram que os pais biológicos têm 3 vezes mais TDAH que os pais adotivos.
Os estudos com gêmeos comparam gêmeos univitelinos e gêmeos fraternos (bivitelinos), quanto a diferentes aspectos do TDAH (presença ou não, tipo, gravidade etc...). Sabendo-se que os gêmeos univitelinos têm 100% de semelhança genética, ao contrário dos fraternos (50% de semelhança genética), se os univitelinos se parecem mais nos sintomas de TDAH do que os fraternos, a única explicação é a participação de componentes genéticos (os pais são iguais, o ambiente é o mesmo, a dieta, etc.). Quanto mais parecidos, ou seja, quanto mais concordam em relação àquelas características, maior é a influência genética para a doença. Realmente, os estudos de gêmeos com TDAH mostraram que os univitelinos são muito mais parecidos (também se diz "concordantes") do que os fraternos, chegando a ter 70% de concordância, o que evidencia uma importante participação de genes na origem do TDAH.
A partir dos dados destes estudos, o próximo passo na pesquisa genética do TDAH foi começar a procurar que genes poderiam ser estes. É importante salientar que no TDAH, como na maioria dos transtornos do comportamento, em geral multifatoriais, nunca devemos falar em determinação genética, mas sim em predisposição ou influência genética. O que acontece nestes transtornos é que a predisposição genética envolve vários genes, e não um único gene (como é a regra para várias de nossas características físicas, também). Provavelmente não existe, ou não se acredita que exista, um único "gene do TDAH". Além disto, genes podem ter diferentes níveis de atividade, alguns podem estar agindo em alguns pacientes de um modo diferente que em outros; eles interagem entre si, somando-se ainda as influências ambientais. Também existe maior incidência de depressão, transtorno bipolar (antigamente denominado Psicose Maníaco-Depressiva) e abuso de álcool e drogas nos familiares de portadores de TDAH.

B) Substâncias ingeridas na gravidez:
Tem-se observado que a nicotina e o álcool quando ingeridos durante a gravidez podem causar alterações em algumas partes do cérebro do bebê, incluindo-se aí a região frontal orbital. Pesquisas indicam que mães alcoolistas têm mais chance de terem filhos com problemas de hiperatividade e desatenção. É importante lembrar que muitos destes estudos somente nos mostram uma associação entre estes fatores, mas não mostram uma relação de causa e efeito.

C) Sofrimento fetal:
Alguns estudos mostram que mulheres que tiveram problemas no parto que acabaram causando sofrimento fetal tinham mais chance de terem filhos com TDAH. A relação de causa não é clara. Talvez mães com TDAH sejam mais descuidadas e assim possam estar mais predispostas a problemas na gravidez e no parto. Ou seja, a carga genética que ela própria tem (e que passa ao filho) é que estaria influenciando a maior presença de problemas no parto.

D) Exposição a chumbo:
Crianças pequenas que sofreram intoxicação por chumbo podem apresentar sintomas semelhantes aos do TDAH. Entretanto, não há nenhuma necessidade de se realizar qualquer exame de sangue para medir o chumbo numa criança com TDAH, já que isto é raro e pode ser facilmente identificado pela história clínica.

E) Problemas Familiares:
Algumas teorias sugeriam que problemas familiares (alto grau de discórdia conjugal, baixa instrução da mãe, famílias com apenas um dos pais, funcionamento familiar caótico e famílias com nível socioeconômico mais baixo) poderiam ser a causa do TDAH nas crianças. Estudos recentes têm refutado esta idéia. As dificuldades familiares podem ser mais conseqüência do que causa do TDAH (na criança e mesmo nos pais).
Problemas familiares podem agravar um quadro de TDAH, mas não causá-lo.

F) Outras Causas
Outros fatores já foram aventados e posteriormente abandonados como causa de TDAH:
1. corante amarelo
2. aspartame
3. luz artificial
4. deficiência hormonal (principalmente da tireóide)
5. deficiências vitamínicas na dieta.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

VESTIBULAR FAMA 2013


MODELO DE LAUDO PSICOLÓGICO


  1. IDENTIFICAÇÃO
 Nome: 
Idade:                        Rg:                                Cpf:
Estado civil:                                          Sexo:
Autora: Roseliane Marçal Pinto - CRP: XXXXX
Interessado: PREFEITURA MUNICIPAL DE VILHENA
Assunto: Solicitação de avaliação psicológica para admissão ao cargo de professor.

2. DESCRIÇÃO DA DEMANDA
Realizar avaliação psicológica e da conduta da candidata aprovada no processo seletivo em relação ao exigido pelo cargo de professora.  Para tanto se utilizou o escopo técnico científico da psicologia.

3. PROCEDIMENTOS
A avaliação psicológica constituiu-se do uso da técnica da Entrevista individual e da aplicação dos seguintes instrumentos psicológicos: R – 1 (Teste Não Verbal de Inteligência), Palográfico (Teste de Avaliação da Personalidade) e Quati (Questionário de Avaliação Tipológica).

4.      ANÁLISE
Realizou-se Entrevista, apresentando-se a avaliada de forma atenta as perguntas, racionalizando e respondendo-as prontamente. Foi possível constatar que a mesma se trata de uma pessoa introvertida, com conduta __________, com nível de inteligência _____________, com nível de ansiedade___________, com controle emocional ____________, com socialização __________e um convívio familiar _________.
Sendo assim, não foi observado no momento qualquer tipo de distúrbio psíquico.

  5.      CONCLUSÃO
De acordo com a avaliação realizada a candidata está APTA a exercer a atividade de professora.

Vilhena, ___/____/_____

______________________________________
Roseliane Marçal Pinto
Psicóloga – CRP – XXXX

NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS FAMA


A. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO

As regras de apresentação representam um item fundamental na produção dos trabalhos acadêmicos. É imprescindível destacar algumas considerações quanto à numeração de páginas, aspectos referentes à digitação, maneira de redação, sequência de figuras, formatação de tópicos e estrutura de apresentação, seguindo normas da ABNT:

A.a. Formato

Papel branco, formato A4 (21cm X 29,7cm);
Modelo de fonte Times New Roman; Tamanho de fonte 12 e tamanho menor (10) para citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas
No caso das citações com mais de três linhas, deve-se observar o recuo de 4 cm da margem esquerda.

A.b. Seções

Os destaques das seções devem ser feitos por meio da diferenciação dos tamanhos da fonte, conforme exemplo abaixo.

·       SEÇÃO PRIMÁRIA (Título do Capítulo) – Letras Maiúsculas, em negrito, fonte 16, centralizado;
·       Seção Secundária – 1ª. letra maiúscula, em negrito, fonte 14, alinhado à esquerda;
·       Seção Terciária - 1ª. letra maiúscula, em negrito, fonte 12, alinhado à esquerda;
·       Seção Quaternária - 1ª. letra maiúscula, sem negrito, fonte 12, alinhado à esquerda;
 

A.c. Margens:

Direita e inferior de 2 cm; esquerda e superior de 3 cm;
Marca de parágrafo a 1,5cm da margem (geralmente um Tab nos teclados).

 A.d. Espacejamento:

Final de textualização e inicio de seção primária, dois espaços de 1,5 em branco entre elas. Já em secundária, terciária e quaternária, fim de contextualização um espaço de 1,5 em branco.
Recuo à esquerda para o parágrafo é de 1,5. Para as seções secundárias, terciárias e quaternárias, alinhamento à esquerda.
O texto deve ser digitado com espaço 1,5;
As citações de mais de três linhas, as notas, as referências, as legendas das ilustrações e tabelas, a ficha catalográfica e a natureza do trabalho (da folha de rosto) devem ser digitadas em espaços simples;
As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por espaço duplo;

A.e. Paginação

Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior;
Havendo apêndice ou anexo as suas folhas também são contadas e numeradas de forma contínua.


Manual Normas ABNT 2013 Iesa

domingo, 12 de maio de 2013

Necessary Roughness



Estou apaixonada...
A série Necessary Roughness foca na recém-divorciada Dra. Dani Santino (Callie Thorne), a única terapeuta em Long Island, durona o suficiente para ajudar as maiores estrelas do esporte, entretenimento e política, "derrubando" seus problemas.
É uma série é maravilhosa, posso dizer com certeza que é a mais interessante que já assisti.
A Dani Santino é um verdadeiro exemplo de psicóloga. Com muita garra, determinação e principalmente, amor a profissão, ela consegue superar os desafios entre ser uma ótima profissional e conseguir cuidar de seus filhos.
O mais interessante da série é o amor que Dani tem por seus pacientes, não desistindo deles nunca, nem quando eles mesmos já desistiram.
Vale à pena assistir...





quarta-feira, 24 de abril de 2013

CAMPANHA SAP - OBRIGADA






Amanhã dia 25 é o grande dia.
Está sendo um dos melhores trabalhos que já realizei, porém muito cansativo.
Agradeço muito ao apoio de meus amados alunos, que me ajudaram e apoiaram, não deixando o desanimo me alcançar.
Sinto, pela falta de apoio de pessoas que poderiam contribuir muito com seus conhecimentos.
É uma campanha sem fins lucrativos, mas acabou tendo por fim a união, a cooperação, a inclusão e a participação de pessoas que poderiam fazer como muitas e simplesmente fingir que não é com elas, porém o carinho e o respeito de quem realmente não tinha nada haver com o projeto, mas que está ajudando de coração aberto e apaixonadamente, me deixou encantada com a capacidade do bem que alguns seres humanos possuem.

Desejo o dia 25 de Abril a todas estas pessoas que não mediram esforços por ajudar.

O mundo precisa de gente com coragem.
Somos todos protagonistas em nossas vidas e não apenas coadjuvantes. Nascemos para fazer a diferença.


Obrigada!!

terça-feira, 9 de abril de 2013

25 DE ABRIL DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ALIENAÇÃO PARENTAL

 
Nossa campanha sobre a Alienação Parental será no dia 25/04/13.
Quem se interessar em participar o valor da inscrição é de R$ 30,00 (incluso camiseta), quem não quiser camiseta, podemos negocciar.
O certificado será de 8 horas.

Ps. Está faltando um pouco de dinheiro para a impressão do material.
Quem tiver interesse em apoiar, será muito bem aceito.


Dúvidas e/ou inscrições me liguem:
(69) 9966-2001
(69)8425-0422

quarta-feira, 3 de abril de 2013

CARTA DE UMA CRIANÇA A SEUS PAIS SEPARADOS


Querida mamãe e querido papai,

• Não esqueçam jamais: sou filho de ambos. Agora só tenho um de vocês com quem eu moro e que me dedica mais tempo. Mas preciso tanto de um quanto do outro.

• Não me perguntem se gosto mais de um ou de outro. Amo vocês da mesma forma. Portanto não critiquem um ao outro na minha frente. Porque isso dói.

• Ajudem-me a manter contato com aquele com quem não estou o tempo todo. Disquem o número dele para mim, ou escrevam o endereço dele num envelope. Ajudem-me no Natal ou no aniversário a fazer ou a comprar-lhe um belo presente. Façam sempre uma cópia das minhas fotos para o outro.

• Conversem como adultos. Mas conversem. E não me usem como mensageiro entre vocês – menos ainda com mensagens que tornarão o outro triste ou furioso.

• Não fiquem tristes quando vou à casa do outro. Aquele que deixo não deve pensar que não o amarei mais daqui alguns dias. Preferiria estar sempre com vocês dois. Mas não posso me dividir – só porque nossa família rachou.

• Nunca combinem alguma coisa com o outro durante o tempo que me pertence. Uma parte do meu tempo é da minha mãe e eu; outra parte do meu tempo é do meu pai e eu. Sejam compreensivos.

• Não se espantem nem se zanguem se não dou notícias quando estou na casa do outro. Agora tenho duas casas. E devo distingui–las direitinho, senão não dou conta...

• Não me passem para o outro, na porta de casa, como se eu fosse um pacote. Convidem o outro a entrar por um momento e conversem sobre como podem facilitar minha vida. Quando me trazem ou me buscam, deixem-me ficar um instante com vocês dois. Não destruam este momento zangando-se ou brigando.

• Deixem que outra pessoa me traga da escolinha ou da casa de amigos se vocês não puderem suportar o olhar do outro.

• Não briguem na minha frente. Sejam ao menos tão bem educados quanto seriam com outras pessoas, como o exigem de mim também.

• Não me contem coisas que ainda não posso entender. Discutam-nas com outros adultos, não comigo.

• Deixem-me levar amigos nas casas de vocês. Quero que possam conhecer minha mãe e meu pai e achar que vocês são legais.

• Entrem num acordo no que se refere a dinheiro. Não quero que um tenha muito e o outro muito pouco. Tem que ser legal para os dois, assim poderei ficar à vontade com ambos.

• Não tentem me acostumar ao “quem dá mais”. De qualquer forma, nunca poderei comer todo o chocolate que eu gostaria.

• Digam-me sinceramente quando “o dinheiro acaba antes do fim do mês”. Para mim, o tempo é muito mais importante do que o dinheiro. Divirto-me mais com um brinquedo simples e legal do que com um brinquedo novo.

• Não sejam sempre “ativos” comigo. Não é preciso que toda vez haja algo surpreendente ou novo quando fazem alguma coisa comigo. Para mim, o mais lindo é quando somos simplesmente felizes brincando, e que nós temos um pouco de paz.

• Deixem o máximo de coisas do jeito que eram na minha vida antes da separação. A começar pelo meu quarto, e depois pelas coisinhas que fiz sozinho com meu pai ou minha mãe.

• Sejam amáveis com os outros avós - mesmo que durante a separação eles tenham se mostrado mais a favor do seu próprio filho. Vocês também estariam ao meu lado se eu não estivesse bem! Não posso perder meus avós também!

• Sejam “fair-play” com o novo companheiro que um de vocês encontra ou já encontrou. Eu também devo me dar bem com estas outras pessoas. Prefiro quando não espionam um ao outro com ciúmes. De qualquer forma seria melhor para mim se vocês dois encontrassem rapidamente alguém que vocês amem. Vocês não ficariam mais tão zangados um com o outro.

• Sejam otimistas. Não conseguiram gerir o casal que vocês eram - mas permitam pelo menos que o tempo faça as coisas melhorarem depois. Releiam todas as minhas solicitações. Discutam a respeito se for o caso. Mas não briguem. Não usem meus pedidos para atacar o outro, por tão ruim que tenha sido comigo. Se não fizerem isso, vocês não terão entendido como me sinto e do que preciso para sentir-me feliz.

Infelizmente não me lembro  da fonte.

quinta-feira, 21 de março de 2013

SÍNDROME DE ALIENAÇÃO PARENTAL







Palestra de Orientação
Destinada aos alunos e professores dos cursos de Serviço Social, Psicologia e demais interessados.
Local: Auditório do Campus da faculdade da Amazônia
Data: 03/04/13
Horário: 19hs
Palestrantes: Dr. Vinicius Bovo de Albuquerque Cabral (Juiz da Vara da Família); Leila Gracieli Silva e Roseliane Marçal Pinto (Psicólogas).
Valor: R$ 10,00 (alunos) R$ 20,00 (demais pessoas).
Será emitido certificado de participação.
Informações: Professora Roseliane e Franciléia (5º Período de Psicologia)



terça-feira, 12 de março de 2013

Estudo dirigido


O estudo dirigido é uma técnica fundamentada no princípio didático de que o professor não ensina: ele é o agilizador da aprendizagem, ajuda o aluno a aprender. É o incentivador e o ativador do aprender. De maneira especial, essa técnica põe em evidência o modo como o aluno aprende.

Disponível em: http://bbeducacao.blogspot.com.br/2011/01/estudo-dirigido-o-que-e.html

segunda-feira, 11 de março de 2013

Estágio Extra Curricular

Galera, pra quem pretende ir se preparando para o final do curso, segue dica de um bom site para cursos:
http://www.portaleducacao.com.br/psicologia

Alguns exemplos:
Itens por página:

Carga Horária: 80hs O curso tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimento sobre a área de Psicologia ... O curso tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimento sobre a área de Psicologia Penitenciária e a atuação do Psicólogo no Sistema Prisional Brasileiro.de R$ 229,69 por3x de R$ 72,74 saiba mais curso onlinecurso online PsicologiaPsicologia Organizacional: Recrutamento e Seleção
Carga Horária: 120hs O curso online Psicologia Organizacional: Recrutamento e Seleção é perfeito para conciliar... O curso online Psicologia Organizacional: Recrutamento e Seleção é perfeito para conciliar aspectos psicológicos voltados para o recrutamento de pessoal. Saiba como identificar detalhes, enxergar potenciais e desenvolver atividades motivacionais para adquirir mais resultados.por mensais de10x de R$ 27,79 saiba mais curso onlinecurso online PsicologiaPsicodiagnóstico
Carga Horária: 100hs O curso Psicodiagnóstico por meio da Educação a Distância oferece ao profissional, o conhe... O curso Psicodiagnóstico por meio da Educação a Distância oferece ao profissional, o conhecimento sobre Sinais e sintomas, Avaliação da psicopatologia, Exame do Estado Mental e muito mais. por mensais de10x de R$ 27,79 saiba mais curso onlinecurso online PsicologiaPsicologia Clínica e Terapia Cognitivo-Comportamental
Carga Horária: 147hs O curso aborda a prática da psicologia clínica e a abordagem cognitiva-comportamental, his... O curso aborda a prática da psicologia clínica e a abordagem cognitiva-comportamental, histórico, os principais conceitos e fundamentos.por mensais de10x de R$ 34,46 saiba mais Confira o regulamentoPromoçãocurso onlinecurso online PsicologiaPós-graduação em Psicopedagogia - especialização lato sensu
Carga Horária: 460hs A Pós-Graduação em Psicopedagogia apresenta o Histórico, Fundamentos, Atuação, Desenvolvim... A Pós-Graduação em Psicopedagogia apresenta o Histórico, Fundamentos, Atuação, Desenvolvimento, Cognição e Afetividade da Psicopedagogia, Contribuições da Neurologia
 à Docência e muito mais.Inscrição por R$ 79,70 saiba mais
Carga Horária: 60hs O curso traz em seu conteúdo a teoria que envolve a psicologia forense, assim como as prin... O curso traz em seu conteúdo a teoria que envolve a psicologia forense, assim como as principais formas de atuação do psicólogo na área jurídica.por mensais de9x de R$ 21,09 saiba mais
curso online
curso online PsicologiaTerapia Cognitivo-Comportamental
Carga Horária: 60hs O curso traz o histórico da terapia cognitivo e comportamental, os principais conceitos e ... O curso traz o histórico da terapia cognitivo e comportamental, os principais conceitos e técnicas desta abordagem, também alguns instrumentos utilizados.por mensais de9x de R$ 21,09 saiba mais
Carga Horária: 60hs Este curso trata da arte como forma de expressão humana e de sua utilização no contexto te... Este curso trata da arte como forma de expressão humana e de sua utilização no contexto terapêutico. Aborda a relação da arte com várias abordagens psicológicas e como utilizá-la no trabalho terapêutico, sob diversas formas de expressão da arte.por mensais de10x de R$ 22,97 saiba mais
Carga Horária: 80hs O curso Psicanálise: Teoria e Técnica, por meio da Educação a Distância oferece ao profiss... O curso Psicanálise: Teoria e Técnica, por meio da Educação a Distância oferece ao profissional, o conhecimento sobre Pulsão, Libido, Instinto, Funcionamento Mental e muito mais. por mensais de10x de R$ 22,97 saiba mais
Carga Horária: 420hs A Pós-Graduação em Saúde Coletiva apresenta os conhecimentos necessários sobre como dirigi... A Pós-Graduação em Saúde Coletiva apresenta os conhecimentos necessários sobre como dirigir, planejar, administrar e supervisionar as políticas sociais de saúde, sempre objetivando a qualidade da saúde da sociedade.Inscrição por R$ 79,70 saiba mais curso onlinecurso online PsicologiaPsicologia Hospitalar
Carga Horária: 100hs Aborda psicologia hospitalar e sua história, funções do psicólogo hospitalar, quais as rea... Aborda psicologia hospitalar e sua história, funções do psicólogo hospitalar, quais as reações do paciente quando está doente, os primeiros passos no trabalho do psicólogo hospitalar, como a mente pode criar doenças no corpo. por mensais de10x de R$ 27,79 saiba mais curso onlinecurso online PsicologiaPsicopedagogia Clínica
Carga Horária: 60hs O curso Psicopedagogia Clínica por meio da Educação a Distância oferece ao profissional ou... O curso Psicopedagogia Clínica por meio da Educação a Distância oferece ao profissional ou participante o conhecimento sobre a legislação, prática e atuação na Psicopedagogia Clínica.por mensais de9x de R$ 21,09 saiba mais

quarta-feira, 6 de março de 2013

Children see. Children do. (Criança vê. Criança faz)


Pais, pense bem no que esperam de seus filhos.

Metacognição



Você se conhece???

Qual a sua melhor forma de adquirir conhecimento?

Você tem conhecimento sobre o seu conhecimento?

Se conseguiu responder as perguntas acima, é porque você se conhece bem, pelo menos no sentido metacognitivo, pois a metacognição é o conhecimento do próprio conhecimento.

Redundante?

Quer dizer, metacognição é o sujeito saber exatamente como ele aprende melhor. Lendo, ouvindo, vendo...

Quando passamos a conhecer a forma que melhor aprendemos, diminui a nossa dificuldade em aprender, pois assim pode-se utilizar as formas mais adequadas à propria aprendizagem.

O conhecimento sobre a(s) pessoa(s) aglutina três subcategorias de variáveis: as intraindividuais, as interindividuais e a variável universal.

O conhecimento intraindividual remete para o conhecimento que o sujeito tem de si próprio, conhecimento das suas próprias competências, possibilidades e limitações enquanto ser cognitivo, como, por exemplo, saber que aprende melhor fazendo gráficos do que repetindo a informação.

O conhecimento interindividual refere-se ao conhecimento das diferenças entre o próprio e os outros. Por exemplo, saber que algumas pessoas podem aprender melhor através da leitura com anotações, do que, somente, através da leitura.

A variável universal diz respeito ao conhecimento que é comum numa determinada cultura, ou seja, conhecimento de determinados pontos de vista gerais, como, por exemplo, saber que as pessoas compreendem as coisas de forma diferente, ou que a memória tem uma capacidade limitada.
 
Maiores informações na aula de Processos Psicológicos Básicos I.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Platão e Aristóteles


Platão (427-347 a. C.) defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e ideias inatas. A origem das ideias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligível, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as ideias assimiladas em nossas mentes.

Quando nós nascemos no mundo conhecidos por todos, o mundo em que vivemos, denominado por Platão como mundo sensível nós já temos as ideias formuladas em nossas mentes mas muito guardadas que para serem utilizadas é necessário “relembrar” as ideias já conhecidas através do mundo inteligível.

Para Platão existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocínio e indução. Para ele as duas primeiras podem ser descartadas da filosofia pois não são concretas, sendo as duas últimas são as formas de fazer filosofia. Para Platão tudo se justifica através da matemática e através dessa que nós chegamos a verdadeira realidade.

Para Platão o conhecimento sensível ( crença e opinião ) é apenas uma das realidades, como se fosse uma visão dos homens da caverna do texto “Alegoria da Caverna” e o conhecimento intelectual (raciocínio e indução) alcança a essência das coisas, as ideias.

Aristóteles (384-322 a. C.) era um filosofo que defendia o Empirismo, as ideias são adquiridas através de experiência, na realidade o Empirismo não era concreto na época de Aristóteles, muitos filósofos defendiam que Aristóteles foi um dos criadores das principais ideias do Empirismo e para outros filósofos ele é apenas um realista, um filósofo que dá muita importância para o mundo exterior e para os sentidos, como a única fonte do conhecimento e aprimoramento do intelecto.

Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias é através da observação de objetos para após a formulação da ideia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.

Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição. Para ele o conhecimento é formado e enriquecido por informações trazidas de todos os graus citados e não há diferença entre o conhecimento sensível e intelectual, um é continuação do outro, a única separação existente é entre as seis primeiras formas e a última forma pois a intuição é puramente intelectual, mas isso não quer dizer que as outras formas não sejam verdadeiras mas sim formas de conhecimento diferentes que utilizam coisas concretas.

Podemos defender Aristóteles, dizendo os problemas sobre a teoria das ideias apresentada por Platão, como por exemplo sua teoria diz que você vem ao mundo com suas ideias já formuladas e que essas ideias são intemporais, e como Platão explica diferentes ideias sobre o que é justiça? Ideia que segundo ele é inata e todos tem a mesma fonte do que seria a justiça.

Já a tese formulada por Aristóteles permite essa diferença, pois as ideias não são assimiladas por todas as pessoas na mesma fonte, pois a fonte é a experiência e nem todos tem as mesmas experiências.

A teoria Platônica não permite a introdução de novas ideias no mundo inteligível, já através da observação, princípio Aristotélico, a introdução de novas ideias é perfeitamente possível.

Disponível em: http://www.coladaweb.com/filosofia/platao-x-aristoteles