quarta-feira, 6 de março de 2013

Metacognição



Você se conhece???

Qual a sua melhor forma de adquirir conhecimento?

Você tem conhecimento sobre o seu conhecimento?

Se conseguiu responder as perguntas acima, é porque você se conhece bem, pelo menos no sentido metacognitivo, pois a metacognição é o conhecimento do próprio conhecimento.

Redundante?

Quer dizer, metacognição é o sujeito saber exatamente como ele aprende melhor. Lendo, ouvindo, vendo...

Quando passamos a conhecer a forma que melhor aprendemos, diminui a nossa dificuldade em aprender, pois assim pode-se utilizar as formas mais adequadas à propria aprendizagem.

O conhecimento sobre a(s) pessoa(s) aglutina três subcategorias de variáveis: as intraindividuais, as interindividuais e a variável universal.

O conhecimento intraindividual remete para o conhecimento que o sujeito tem de si próprio, conhecimento das suas próprias competências, possibilidades e limitações enquanto ser cognitivo, como, por exemplo, saber que aprende melhor fazendo gráficos do que repetindo a informação.

O conhecimento interindividual refere-se ao conhecimento das diferenças entre o próprio e os outros. Por exemplo, saber que algumas pessoas podem aprender melhor através da leitura com anotações, do que, somente, através da leitura.

A variável universal diz respeito ao conhecimento que é comum numa determinada cultura, ou seja, conhecimento de determinados pontos de vista gerais, como, por exemplo, saber que as pessoas compreendem as coisas de forma diferente, ou que a memória tem uma capacidade limitada.
 
Maiores informações na aula de Processos Psicológicos Básicos I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário