quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

PENSE MAGRO - DIA 1

Seguindo as dicas do livro de Beck para emagrecer, fica mais fácil chegar ao objetivo pretendido.
Estás técnicas são indicadas por nutricionistas e psicólogos:



REGISTRE AS VANTAGENS DE EMAGRECER



Nome:____________________________________ Data: ____/____/____

 Cartão das Razões pelas quais quero Emagrecer

 Marque todas as vantagens que se aplicam a você. Utilize os quatro espaços adicionais em branco para acrescentar vantagens mais específicas para a sua vida. Depois, à direita de cada vantagem, classifique a importância de cada uma: pouco importante, importante, muito importante. 
Vantagens de emagrecer ( ) Terei uma aparência melhor. ( ) Serei mais atraente para os outros. ( ) Poderei usar roupas de numeração menor. ( ) Poderei vestir roupas de mais estilo. ( ) Ficarei mais feliz quando me olhar no espelho. ( ) Gostarei de comprar roupas. ( ) Não me sentirei tão constrangido. ( ) Receberei mais elogios. ( ) Serei mais saudável. ( ) Serei capaz de fazer exercícios sem desconforto ou embarco. ( ) Viverei mais tempo. ( ) Irei me sentir melhor fisicamente. ( ) Terei mais energia. ( ) Estarei em melhor forma física. ( ) Gostarei mais da intimidade sexual. ( ) Gostarei mais de mim. ( ) Sentirei que tenho controle. ( ) Sentirei que conquistei algo importante. ( ) Serei mais autoconfiante. ( ) Aumentarei minha autoestima. ( ) Serei mais extrovertido. ( ) Farei mais coisas (como ir à praia). ( ) Não ouvirei minha família comentando sobre o que estou comendo. ( ) Conseguirei ser mais assertivo. ( ) Não me importarei de comer na frente dos outros. ( ) Não terei ninguém me incomodando por causa de meu peso ( ) ............................................................... ( ) ............................................................... ( ) ............................................................... ( ) ............................................................... 
Quanto essa vantagem é importante para mim

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Cartão de Enfrentamento das Vantagens de Emagrecer: Faça uma lista de acordo com a importância das vantagens).
1.
 2.
 3.
 4.
 5.
 6.
 7.
 8.
 9.
 10.

Motive-se para ler diariamente seu Cartão de Enfrentamento das Vantagens.
Preciso ler meu Cartão das Vantagens, pelo menos, duas vezes ao dia, se quiser resistir às tentações. Isso levará apenas alguns segundos, nada demais. Posso não estar precisando dele psicologicamente hoje, mas precisarei mais tarde. Tenho de concretizar essas razões em minha mente para quando a dieta ficar difícil. 

Comprometa-se Por escrito
Vou ler meu Cartão de Enfrentamento das Vantagens de Emagrecer nos seguintes momentos: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O sistema que escolhi para lembrar de ler o Cartão das Vantagens será: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quando eu lembrar continuamente de todas as razões pelas quais quero emagrecer, fazer dieta será mais fácil. Lista das tarefas de hoje
Marque as tarefas que você completou. Para qualquer item que você não tenha completado, anote agora a data em e irá completá-lo.
___________ Criei meu Cartão das Vantagens de Emagrecer.
___________ Escrevi, registrei ou postei essas vantagens em vários lugares.
___________ Implementei um sistema de lembretes.

BECK, J. 2009. Pense Magro

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

TREINANDO ASSERTIVIDADE






Assertividade é sinônimo de habilidade social, onde o indivíduo defende seus direitos pessoais, expressa pensamentos, sentimentos e crenças de forma honesta, direta e apropriada, sem violar os direitos da outra pessoa.
O comportamento assertivo proporciona aos indivíduos uma melhor qualidade de vida, relações pessoais mais gratificantes, maior realização pessoal e sucesso profissional.
Tipos de Comportamento:
INASSERTIVO (passivo)
·         Desconsidera os próprios desejos em detrimento dos desejos do outro. Está sempre fazendo o que os outros querem.
·         Apresenta falha na manifestação da expressão dos próprios desejos, expectativas e sentimentos, não conseguindo expressá-los.
·         Tem medo de magoar e afastar as pessoas que gosta.
AGRESSIVO
·         Desconsidera os desejos do outro, tentando alcançar os próprios desejos a qualquer custo.
·         É socialmente inapropriado e normalmente é inflexível e rude no trato com os outros.
ASSERTIVO
·         Reflete uma consideração pelos desejos da outra pessoa e pelos próprios desejos, com uma posição conciliatória, que beneficia ambas as partes.
·         É socialmente apropriado.
·         Para ser assertivo é preciso usar a empatia (se colocar no lugar do outro), saber ouvir e verbalizar sensivelmente.
Qual é o seu comportamento?
Avalie-se e procure ser assertivo, isso requer treino. Diante de acontecimentos do dia-a-dia, antes de tomar uma atitude, pare e reflita… Descubra a melhor maneira de agir, sempre procurando colocar-se no lugar do outro. Assim, sua forma de agir e verbalizar passará a ser mais adequada consigo mesmo e com o mundo ao seu redor. Perceba que ao mudar seu comportamento, as pessoas com quem se relaciona também o farão. Isso proporcionará relações muito mais saudáveis e prazerosas.
Reflita:

Tenha em conta que a única atitude sustentável a longo prazo é a assertiva… as outras duas estão fadadas ao comprometimento da relação, visto serem situações em que, mais cedo ou mais tarde, uma das partes (o eu ou o outro) não aguentam mais.

EMOÇÕES

A FUNÇÃO DAS EMOÇÕES



Por que temos emoções?
  • As emoções nos dão informações importantes.
  • As emoções comunicam coisas aos outros.
  • As emoções nos organizam e nos preparam para a ação (em geral rapidamente).
  • As emoções aprofundam nossas experiências de vida.

Analogia do fogão quente: Para responder eficientemente ao fogão quente, você precisa:
  • Ter consciência de que está sentindo dor.
  • Ter consciência do tipo de dor que está sentindo.
  • Ter consciência de que é o fogão que está causando dor.
  • Estar pronto para agir.

Emoções “claras” e “turvas” (por que pode ser difícil saber o que as emoções estão nos dizendo):
  • As emoções podem ser claras (vinculadas em intensidade e tipo de um evento) ou turvas.
  • Como as emoções se tornam turvas?
o   Quando não estamos cuidando de nós mesmos (p.ex., excessivamente cansados, tempo insuficiente para relaxar, maus hábitos alimentares).
o   Quando são reações a eventos futuros imaginados (e não eventos atuais reais).
o   Quando as nossas reações a  um evento atual se somam a reações “residuais”:
·         Eventos recentes sem relação (p.ex., uma briga com uma amiga turva minha reação emocional ao ataque de raiva da minha filha aquela noite).
·         Eventos relacionados (p.ex., minha resposta emocional ao meu chefe, que está me dando um feedback crítico, é turvada pelas minhas experiências com pais excessivamente críticos).
o   Quando temos reações as nossas respostas emocionais iniciais:
·         Temos reações emocionais as nossas emoções.
·         Achamos que ter emoções é algo ruim ou problemático
·         Tentamos mudar o que estamos sentindo ou impedir que uma emoção aconteça.
o   Quando nos sentimos definidos por nossas emoções:
·         Quando é difícil ver as emoções como respostas humanas naturais que vêm e vão.
·         Quando começamos a nos sentir emaranhados e atolados nas nossas emoções.

Algumas emoções somente precisam serem sentidas...